quinta-feira, 31 de julho de 2008


Nome comum: Tanreque
Nome em inglês: tailless tenrec
Nome científico: Tenrec ecaudatus
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Afrosoricida
Família: Tenrecidae
Comprimento: até 38 cm
Peso: 1.60 a 2.40 kg
Características: Cauda Curta não visívelEspinhos eréteis atrás do pescoço
Estilo de vida: Solitário
Gestação: 56 a 64 diasÉpoca de
procriação: outubro a novembro
Nascimento: entre os meses de dezembro e janeiroNúmero de
filhotes: de 1 a 32. O número de filhotes varia de acordo com o tipo de habitat; o comum é 10 nas florestas tropicais de Seicheles perto do equador, 15 em a maioria das áreas de floresta, e 20 em bosque sazonal e regiões de savana.
Filhotes: Esses filhotes abrem os olhos nove dias após o nascimento e ficam independentes em quatro semanas.
Tempo de vida: qté 5 anos
O tanreque é um animal completamente inofensivo, que possui dois meios naturais de defesa. Ele é coberto de espinhos e exala um almíscar cujo cheiro insuportável conserva os inimigos a distância. Nenhum dos dois, porém, o protege dos nativos de Madagascar que o caçam por causa de sua carne.
Em Madagascar e duas outras ilhas vizinhas há 23 espécies desse animalzinho noturno, comedor de insetos. O tanreque é um bicho medroso e tímido que cava longos túneis onde se esconde e dorme durante o dia. Sai ao pôr-do-sol para procurar insetos, vermes, largatos, lesmas e frutos, com seu focinho pontudo e comprido. Também gosta de brincar na água.
O tanreque dorme na sua toca durante todo o inverno. Não aparece até a primavera. A fêmea é muito prolífera. Ela cria em média de 12 a 16 filhotes em cada ninhada. Esses filhotes abrem os olhos nove dias após o nascimento e ficam independentes em quatro semanas.

Nenhum comentário: