quinta-feira, 31 de julho de 2008


Nome comum: Tanreque
Nome em inglês: tailless tenrec
Nome científico: Tenrec ecaudatus
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Afrosoricida
Família: Tenrecidae
Comprimento: até 38 cm
Peso: 1.60 a 2.40 kg
Características: Cauda Curta não visívelEspinhos eréteis atrás do pescoço
Estilo de vida: Solitário
Gestação: 56 a 64 diasÉpoca de
procriação: outubro a novembro
Nascimento: entre os meses de dezembro e janeiroNúmero de
filhotes: de 1 a 32. O número de filhotes varia de acordo com o tipo de habitat; o comum é 10 nas florestas tropicais de Seicheles perto do equador, 15 em a maioria das áreas de floresta, e 20 em bosque sazonal e regiões de savana.
Filhotes: Esses filhotes abrem os olhos nove dias após o nascimento e ficam independentes em quatro semanas.
Tempo de vida: qté 5 anos
O tanreque é um animal completamente inofensivo, que possui dois meios naturais de defesa. Ele é coberto de espinhos e exala um almíscar cujo cheiro insuportável conserva os inimigos a distância. Nenhum dos dois, porém, o protege dos nativos de Madagascar que o caçam por causa de sua carne.
Em Madagascar e duas outras ilhas vizinhas há 23 espécies desse animalzinho noturno, comedor de insetos. O tanreque é um bicho medroso e tímido que cava longos túneis onde se esconde e dorme durante o dia. Sai ao pôr-do-sol para procurar insetos, vermes, largatos, lesmas e frutos, com seu focinho pontudo e comprido. Também gosta de brincar na água.
O tanreque dorme na sua toca durante todo o inverno. Não aparece até a primavera. A fêmea é muito prolífera. Ela cria em média de 12 a 16 filhotes em cada ninhada. Esses filhotes abrem os olhos nove dias após o nascimento e ficam independentes em quatro semanas.

Nome popular: Papa Pinto, Jararacuçu do Papo Amarelo.
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Nome científico: Drymarchon corais
Nome inglês: Indigo snake
Distribuição: Américas do Norte, Central e do Sul
Habitat: Florestas e cerrado
Hábito: Diurno
Particularidades: É uma cobra grande, chegando a medir 2,00m. Caça durante o dia, geralmente em brejos, utilizando a língua (quimiorrecepção) e a visão para localizar a presa. Quando irritada, infla a parte do corpo perto da cabeça para dar a impressão de ser maior, com intenção de intimidar o predador.
Reprodução: Ovípara, coloca entre 16 e 20 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa. Hábitos alimentares: alimenta-se de vários tipos de presas, inclusive outras cobras.

curiosidade animal do babuíno amarelo




FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primates
FAMÍLIA: Cercopithecidae
NOME CIENTÍFICO: Papio cynocephalus
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 76 cm (sem a cauda)
Peso: até 35 Kg (macho adulto)Onívoro
Os babuínos amarelos vivem em bandos formados por vários machos acompanhados de fêmeas e jovens. O único predador que os ameaça é o leopardo, que mesmo assim não ousa enfrentar o bando. Eles têm a cabeça forte e bem desenvolvida, parecida com a de um cão, daí serem também conhecidos como cinocéfalos. Os ombros são mais altos que a garupa; os pêlos são bem longos, formando às vezes uma espécie de juba em volta da cabeça dos machos velhos. Esses animais têm calosidades nas nádegas de cor vermelho-vivo e a cauda proporcionalmente curta. O número de indivíduos nos grupos de babuínos varia de 27 a 80, e o número de machos dominantes depende da abundância de alimentos. Se este escasseia, cada bando tem apenas um macho. Sua alimentação consiste em raízes, tubérculos e frutos; algumas vezes, eles matam uma cria de antílope ou apanham alguma ave no ninho.
O macho dominante é o animal mais agressivo. Quando a hierarquia é bem estabelecida, ele acasala com a maior parte das fêmeas e torna-se o pai de 80% da geração seguinte. Os machos jovens lutam para obter melhor posição hierárquica. O babuíno amarelo vive do norte de Angola e Moçambique até o Quênia oriental e sudoeste da Somália.

curiosidade aniamal do morcego-insentivoro


Nome comum: Morcego-insentívoro
Nome em inglês: Noctule bat
Nome científico: Nyctalus noctula
Reino: Animal
Filo: Chordata
Subfilo:Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Chiroptera
Família: Vespertilionidae
Subfamília: Vespertilioninae
Comprimento: 7,5 cm
Cauda: 6 cm
Peso: 30gNúmero de
filhotes: até 3Tempo de
gestação: 50-70 dias
Alimentacão: Estes morcegos comem formigas aladas, traças, e outros insetos, mas é particularmente apaixonado por besouros.
O acasalamento desses morcegos ocorre no outono, mas a fecundação só se dá na primavera. Durante todo o período de hibernação, os espermatozóides permanecem vivos no corpo da fêmea e o óvulo só é fecundado com a volta do bom tempo. Depois disso, a gestação dura 73 dias. Mas se, antes disso, a fêmea for acordada e colocada num lugar aquecido onde ela possa se alimentar, a fecundação ocorrerá bem antes da época normal, assim como o nascimento dos filhotes.
O morcego-insentívoro comum está espalhado pela Europa, África do Norte e por grande parte da Ásia. É um morcego de porte médio, pelagem ruiva e abundante, que desce até os olhos e cobre e maxila inferior. As orelhas são redondas e as asas estreitas e pontudas, que permitem ao animal um vôo rápido. Esse animal voa alto, acima do topo das árvores. Aí, ele apanha, em pleno vôo, os cleópteros e as mariposas.Os morcegos-insentívoros abrigam-se no oco das árvores bem altas e também nos edifícios. Hibernam de outubro e abril e , na primavera, as fêmeas se reúnem para parir seus filhotes.

quarta-feira, 30 de julho de 2008


FILO: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Xenarthra
Família: Megalonichidae
Gênero: Choloepus
Características:
Comprimento: até 70 cm, mais 8 cm para a cauda
Peso: até 10 quilos Período de
gestação: 5 meses. Nasce um único filhote por anoPeríodo de vida: até 11 anos
Distribuição: Da América Central até São Paulo
As preguiças de dois dedos (ou real) e de três dedos pertencem à mesma familia.
Ambas são encontradas nas florestas tropicais da Guiana, Venezuela e norte do Brasil; Ambas se alimentam de folhas e de frutos; mas possuem algumas diferenças. A preguiça de dois dedos tem as pernas mais compridas. Como a outra, ela tem três dedos nas patas traseiras; mas apenas 8 cm de comprimento, são uma arma eficiente contra os inimigos
A preguiça de dois dedos é tão indolente quanto a outra. Passa também todo o dia em estado de torpor, pendurada num galho, de costas para baixo. Tem hábitos essencialmente noturnos. Mesmo à noite, move-se vagarosamente com seus longos braços à procura de alimento. Fica a maior parte do tempo sobre as árvores porque no solo só pode andar algumas centenas de metros por hora. Torna-se, pois, presa fácil dos carnívoros.
Na água esta preguiça de dois dedos comporta-se melhor que a outra, nadando rapidamente sobre seu lado esquerdo. É um animal residente que se recupera bem das agressões. Sua temperatura interna, porém, é muito sensível ao calor e ao frio.

NOME CIENTÍFICO: Bradypus tridatylus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Xenarthra
FAMÍLIA: Bradypodidae
CARACTERÍSTICAS:
Peso: máximo de 8 Kg
Comprimento: até 60 cm, mais 8 cm de cauda. Pés com 3 dedos. Unhas dos dedos dos pés grossas, compridas e curvadas Período de gestação: 120 a 180 dias. Um filhote por ano
A preguiça gosta de aproveitar seu tempo. Anda bem devagar e nada perturba o seu sossego. Ela dorme o dia inteiro nas árvores, pendurada num galho pelos quatro pés, de costas para o chão, e com a cabeça pendida sobre o peito. A preguiça fica nessa posição durante horas, sem se mexer. Sua reações, sua digestão e até sua respiração são lentas.
Esse mamífero de hábitos noturnos vive em pequenos bandos nas florestas tropicais úmidas da Guianas, Venezuela e Nordeste do Brasil. Desce das árvores só quando é obrigado. É quase incapaz de se movimentar no chão, mas nada muito bem. A visão e a audição da preguiça são fracas e ele se orienta principalmente pelo olfato. Quando dorme seu pêlo comprido e espesso pende da barriga para o dorso e funciona como proteção contra a chuva. A pelagem é coberta de algas verdes que tornam a preguiça quase invisível no meio das folhas. Quando o tempo esfria, ela cai num estado de torpor letárgico. A preguiça alimenta-se apenas das folhas, frutos e brotos de algumas árvores, especialmente de embaúba. O orvalho é sua única bebida. Ela é inofensiva e tem poucos inimigos. É capaz de girar a cabeça de tal jeito que a cara pode ficar nas costas.
científico: Seu nome científico é Pandion haliaetus. É o único membro da família dos Pandionídeos, ordem dos Falconiformes. Outro
nome: Gavião-pescador ou Águia-pescadora, nome comum de uma ave de rapina cosmopolita, que na América Latina também é conhecida como águia-do-mar, guincho ou sangual. Recebe também os nomes de águia-pesqueira e gavião-papa peixe.
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Falconiformes
FAMÍLIA: Pandionidae Envergadura: até 1,70 m
Alimentação: Alimenta-se exclusivamente de peixes.
Ninhos: feitos de galhos secos, algas e musgo, são construídos no alto das árvores ou sobre os rochedos. Aí a fêmea choca seus quatro ovos durante cinco semanas.
Filhotes: 4 ovos Tempo de
incubação: 5 semanas
Tempo de permanência dos filhotes no ninho: 30 dias
Habitat: Vive na parte ocidental da América do Norte, América Central e Antilhas, de onde emigra para a América do Sul. Habitam as regiões costeiras ou próximas de lagos e rios. No fim do verão, as águias-pesqueiras deixam a região onde reproduzem e partem parq o sul. Mas, na primavera seguinte cada casal vem procriar exatamente no mesmo lugar.
Características físicas: As águias-pescadoras ou marinhas têm bicos mais longos e pesados que os das águias-reais. Além disso, carecem de penas na parte inferior das patas. A barriga é branca, asas escuras e possuem uma faixa escura do olho à nuca.
Ao contrário da maioria das aves pescadoras, que apanham os peixes com o bico, a águia-pesqueira, ou aurifrísio, como também é chamada, pega-os com suas garras de unhas compridas e dedos escamados e rugosos. Assim, depois do vôo em mergulho - às vezes, de mais de 100 m de altura, a águia-pesqueira precisa se endireitar para agarrar o peixe.
Dizimada pelos caçadores, envenenada pelos inseticidas absorvidos pelos peixes, a águia-pesqueira é, além disso, vítima dos ladrões de ovos (gralhas, gaivotas e colecionadores). por isso, é cada vez mais rara na Europa e na América do Norte.




FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Falconiformes
FAMÍLIA: Cathartidae
NOME CIENTÍFICO: Sarcorhampus papa
NOME EM INGLÊS: king vulture
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 900 mm
Pés: com 4 garras afiadasBico forte e recurvo
Ovos: 2 de cada vezOs filhotes têm desenvolvimento lento e devem ser treinados pelos adultos.
A voracidade dessa ave é por vezes muito útil, especialmente em regiões de clima quente. Quando muitos animais são exterminados por doença, o urubu ajuda a controlar a epidemia comendo os animais mortos e agonizantes.
O urubu rei sobrevoa as planícies e florestas da América do Sul, desde o México até o Norte da Argentina. Raramente ele voa mais alto que 400 metros e nunca é encontrado em regiões desérticas. Essa ave de rapina diurna é chamada urubu rei devido ao respeito que inspira nos outros urubus americanos - o urubu negro, o urubu de cabeça amarela e o condor. Essas aves nunca disputam alimento com o urubu rei; esperam respeitosamente que ele se satisfaça para então comer o que sobra. Depois de passar a noite empoleirado em um galho baixo, sempre no mesmo lugar, o urubu rei levanta vôo quando o sol nasce e planta acima do topo das árvores. assim que avista uma carcaça, mergulha ruidosamente em direção ao solo e pousa nas proximidades. Por mais fome que tenha, espera cautelosamente durante uma hora. Então, convencido de que não há nenhum perigo, come até mal poder se mover. De barriga cheia, exala um cheiro forte, repugnante.

NOME COMUM: Guepardo
NOME EM INGLÊS: Cheetah
NOME CIENTÍFICO: Aciononyx jubatus
NOME EM ESPANHOL: Guepardo
NOME EM FRANCÊS: Guépard
NOME EM ALEMÃO: Gepard
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:Comprimento
corpo: 120 - 150 cmComprimento do rabo: 60 - 80 cm
Altura na cernelha: 60 - 76 cm
Peso: 28 - 65 kg
REPRODUÇÃO: Período de
gestação: 90 - 95 diasNúmero de
crias: 1 - 5 filhotes
Peso ao nascer: 250 - 280 g
CICLO VITAL:
Desmame: 6 mesesAmadurecimento
sexual: Fêmeas depois dos 2 anos, machos depois dos 2,5 - 3
Tempo de vida: Aproxim. 15 anos
INIMIGOS: Humanos, leões, hienas e cães selvagens
Esse
animal corre muito: pode alcançar a velocidade de 110 quilômetros por hora.
Mas um bom cavalo pode superá-lo. Sua especialidade é o ataque de surpresa. Como se surgisse do nada, ele cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar.
Geralmente prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares.
Sua velocidade é uma proteção. Talvez, por isso, não tenha medo do homem, sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e os usavam como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.
Com um treinamento hábil, o guepardo pode torna-se uma companhia efetuosa, tem a agilidade dos grandes felinos. Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada. Contudo, pelas longas pernas, garras não retráteis e latido, assemelha-se a um cão. A fêmea produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano. Não se reproduz bem em cativeiro.

Nome vulgar: VEADO MATEIRO
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Nome científico: Mazama americana
Nome inglês: Deer
Distribuição: Leste do México até o Norte da Argentina
Habitat: Campos e florestas do nível do mar até 5.000m
Hábito: Diurno e noturno
Comportamento: Solitário
Longevidade: 13 anos
Maturidade: Fêmea - 1 a 2 anos, Macho - 1 anoÉpoca reprodutiva: outubro a janeiro
Gestação: 225 diasNº de
filhotes: 01Nº de
crias: 01Peso adulto: 8 a 25 KgPeso
filhote: 510 a 576 KgAlimentação na
natureza: Gramíneas e brotosAlimentação em
cativeiro: VegetaisCausas da
extinção: Caça e destruição do habitatVeado-mateiro, suaçupita, guatapará, guassu-pará e veado-pardo são nomes que designam um mesmo cervídeo sul-americano. Sua pelagem é castanho-ferruginosa, mais clara no ventre, esbranquiçada na garganta e quase preta em volta dos lábios e no focinho. Os chifres simples e delgados, que atingem 12 cm de comprimento, caem em junho e nascem novamente em agosto setembro e só existem no macho.
De hábitos solitários, o veado-mateiro pode, na época da reprodução, que varia de outubro a janeiro, pressentir a fêmea a grande distância, acasalando com ela durante uma ou duas semanas. Dessa união nasce, entre março e outubro, um único filhote, com listras brancas, irregulares distribuídas pelos flancos.
O veado-mateiro vive nas grandes florestas e matas que margeiam os rios. Daí sai pela manhã e à tarde, para procurar os capins de que se alimenta na orla das matas e dos caminhos. É caçado por sua carne e por sua pele; quando perseguido, interna-se nas matas ou atravessa os rios, pois é ótimo nadador.

Nome Comum: MICO LEÃO PRETO
Nome científico: Leontopithecus chrysopygus
Nome em inglês: Black lion tamarins
Ordem: Primata.
Família: Callithricidae.
Habitat: Floresta Atlântica
Distribuição geográfica: É um primata endêmico da Mata Atlântica do Interior, ocorrente no oeste do Estado de São Paulo, Brasil
Longevidade: 15 anos
Maturidade: Fêmea- 18 meses, Macho- 24 meses
Época reprodutiva: Setembro a março
Gestação: 125 a 132 dias
Nº de filhotes: 1 a 3. O filhote quando nasce é assistido tanto pela mãe quanto pelo pai.
Peso adulto: 360 a 710g
Peso filhote: 60 g
Alimentação na natureza: Frutas, insetos, ovos, pequenos pássaros e lagartos
Curiosidades:
Geralmente viaja em pequenos grupos.
Hábitos: Pula de árvore em árvore com muita agilidade. Se abriga em ocos de árvores e em rochas.
Ameaça de Extinção: O mico-leão preto (Leontopithecus chrysopygus) . Esta espécie está extremamente ameaçada de extinção (1996 IUCN Red List of Threatened Animals), suas populações conhecidas estão confinadas a sete fragmentos florestais privados e duas unidades de conservação estaduais sem conexão umas com as outras.
Nome comum: Cigarra.

Nome em ingles: Cicada

Nome em Francês: Cigale grise, Cigale de l'Orne, cigale du Frêne, Cigale panachée...

Nome científico: Cicada orniFilo: Arthropoda Sub-

filo: Mandibulata

Classe: InsectaSuper-

Classe: Hexapoda

Gênero: Cicada

Ordem: Homóptera

Espécie: Orni

Família: Cicadidae.

Características:
Comprimento: 4 cm, contando com as asas

Envergadura: até 10 cm2 pares de asas grandes, corpo grande, boa visão.Macho e fêmea morrem antes do inverno

Distribuição: Sul da Europa e outros lugares.

Habitat: Vivem sob a terra no estágio de ninfas (comendo raízes) e são arborícolas como adultos.
Como é que este animal tão pequeno consegue produzir um ruído tão grande, tão alto que pode ser ouvido a quase 1 quilômetro de distância? Chega a ser difícil ouvir o que outra pessoa nos diz quando estamos perto de uma cigarra. O som provém da base do abdome do macho. Eles possuem membranas dos dois lados do abdômen, chamadas “tímbalos”. Para fazê-las vibrar, as cigarras as comprimem no interior do corpo usando certos músculos. Bolsinhas de ar amplificam o som. A vibração produzida desta forma é muito poderosa. A utilidade deste som pelos machos é para cortejar a fêmea. É difícil determinar de onde vem o som da cigarra se não a vemos com os próprios olhos. Isso não é por

acaso: assim como nós não a encontramos, seus predadores, que poderiam ser atraídos por seu canto, também não as encontram.
Há no mundo mais de 1500 espécies de cigarra. A maioria vive nos trópicos ou na bacia do Mediterrâneo. Nos Estados Unidos existem aproximadamente 75 espécies. As cigarras passam sua vida adulta nos galhos e troncos das árvores. Mudam de lugar somente para se abrigar do sol. Alimentam-se de seiva, que ingerem em grande quantidade, mas retêm apenas o açúcar. Os ovos são postos nos galhos das árvores. Quando se abrem, as larvas caem no chão. Ficam sob o solo e alimentam-se de seiva das raízes das árvores. A ninfa de uma espécie norte-americana precisa de 17 anos par voltar à superfície e escalar uma árvore. Seu tegumento então se abre e deixa à mostra as asas.

NOME CIENTÍFICO: Blastocerus dichotomus
OUTROS NOMES: Veado-suaçuapara / Guaçupuçu / Suaçuatê, Veado-galheiro
NOME EM INGLÊS: Marsh Deer
FILO: Chordata
CLASSE: mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: cervidae
ALTURA: Até o dorso - de 1,1 a 1,2 m
COMPRIMENTO: 1,8 e 1,9 m, cauda de 10 a 15
PESO: 100 a 150 kg
PELAGEM: comprida e áspera
COR: castanho brilhante no verão, marrom-avermelhada no inverno
CRIA: um filhote por ano
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 9 mesesHABITAT: Vive perto da água, deslocando-se bem sobre terrenos pantanosos devido à estrutura de seus cascos.
HÁBITOS: diurnos.
ALIMENTAÇÃO: herbívoro
CAUSAS DA AMEAÇA DE EXTINÇÃO: Destruição de habitat, caça, área de distribuição restrita, populações pequenas, em declínio e isoladas. O cervo-do-pantanal é o maior veado da América do Sul. Vive nas regiões pantanosas e ao longo das bordas das florestas do Brasil, Uruguai, Paraguai e Guianas. Os cascos desse animal podem ficar completamente abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que o animal afunde no lodo. O cervo-do-Pantanal tem uma galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste. É muito arisco e esconde-se durante o dia. À noite, vai para as clareiras em grupos de cinco ou mais para alimentar-se de capim, juncos e plantas aquáticas. O cervo freqüentemente entra na água. Os machos, ao contrário da maioria dos outros antílopes, não lutam pela posse das fêmeas. Embora sua carne não sirva para comer, o cervo-do-Pantanal é caçado por causa do seu couro e da galhada. Os índios da América do Sul preparam vários tipos de remédio com a galhada do cervo-do-Pantanal, desde uma "poção do amor"até uma mistura par facilitar o parto.

A jacutinga é uma das aves mais impressionantes da Floresta Atlântica. Espécie pertencente à família Cracidae, caracteriza-se por possuir a plumagem negra brilhante, com manchas brancas nas asas. Igualmente, as penas do alto da cabeça (píleo) são brancas, além de bastante alongadas e eriçáveis. Possui a face toda emplumada de negro, com região perioftálmica nua, branco-gesso. Ainda, possui a base do bico azulada. A barbela, provida de pouquíssimas penas é vermelha em sua porção posterior, enquanto que a anterior é dividida em uma área lilás superior e outra azul brilhante, inferior. O colorido da barbela torna-se bastante acentuado durante o período reprodutivo, enquanto que fora deste, as cores ficam esmaecidas e mesmo a barbela encolhe. (Sick, 1985).Distribuição
Habitante típico da região Sudeste do Brasil, era encontrada na região da Serra do Mar em qualquer altitude, em locais acidentados, semeados de rochas e cobertos por mata espessa, onde nidificava (Sick, 1985). Em decorrência da caça, do tráfico de animais selvagens e da inclemente destruição de seu habitat natural, notadamente a Floresta Atlântica, a espécie desapareceu da maioria dos locais onde era encontrada habitualmente. Atualmente, apesar de admitir-se que a espécie tenha sua distribuição para o Brasil desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, é na verdade de ocorrência bastante pontual.
Reprodução
Como os demais representantes da família, são monogâmicos, ou seja: possuem apenas um parceiro. Podem fazer posturas sobre galhos grossos, ramificações de troncos e rochas quase sem material de construção (SICK, 1985). Os ovos são brancos e o período de incubação é de 28 dias. Os filhotes já nascem com os olhos abertos, e movimentam-se livremente apesar de sempre acompanhados pela mãe, abrigando-se sob sua cauda ou suas asas. Mesmo empoleirados, enquanto seu tamanho lhes permitir, abrigam-se embaixo das asas da mãe durante o seu desenvolvimento.
Criação em cativeiro
Como a maior parte das espécies de Cracidae (com raras exceções), Pipile jacutinga é monogâmica, ou seja, machos e fêmeas têm apenas um parceiro. Bastante difundida no Brasil atualmente, a manutenção de Cracidae em cativeiro, visando sua reprodução tem se mostrado um sucesso, com várias espécies tendo se reproduzido e algumas, como o mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii) só escaparam da extinção em razão de serem alvo de projetos de reprodução em cativeiro. Quanto à jacutinga contudo, apesar do status de espécie ameaçada, apenas recentemente tem sido alvo de trabalhos de reprodução em cativeiro com objetivos definidos. No passado, apesar de ter sido uma espécie bastante reproduzida em cativeiro por criadores particulares, por diversas vezes foram promovidos cruzamentos com outras espécies de Pipile, procedimento este que em nada beneficiou a espécie por ter produzido animais híbridos. Felizmente isso é passado e atualmente aqueles que mantêm jacutinga sabem da importância de se desenvolver a reprodução dessa espécie em cativeiro, primando pela manutenção da qualidade genética das aves

NOME COMUM: JaburuOUTRO
NOME: tuiuiú
NOME EM INGLÊS: Jabiru
NOME CIENTÍFICO: Jabiru mycteria
FILO: Chordata
CLASSE:
AVESORDEM: Ciconiformes
FAMÍLIA: Ciconiidae
HABITAT: Pântanos
ALTURA: 1,15 m
COMPRIMENTO DO BICO: 30 cm
COMPRIMENTO DAS ASAS: 62 cm
COMPRIMENTO DA CAUDA: 20 cmO tuiuiú ou jaburu (Jabiru mycteria), uma das maiores aves da América do Sul e o símbolo do Pantanal, além do seu tamanho, chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas. O Jaburu é uma ave de corpo robusto e chega a medir 1,15m de altura. O bico, grosso e afilado na ponta, tem 30 cm de comprimento. O pescoço é preto e a parte do papo, dotada de notável elasticidade, é vermelha. A cor predominante das penas no indivíduo adulto, é branca. Ele vive em bandos numerosos nas zonas de lagoas e rios piscosos, pois consome uma quantidade incrível de peixes. O ninho é feito com ramos entrelaçados no alto das árvores. Na época da incubação, enquanto um choca dois ovos, o outro fica de pé sobre a beirada do ninho em constante vigília. O jaburu tem grande capacidade de vôo, elevando-se a grandes altitudes. Quando descansa, na margem do rio ou lagoa, costuma ficar em uma só perna. Seu andar é deselegante e vagoroso. Alimenta-se além de peixes, de moluscos, anfíbios. Sua distribuição geográfica vai do sul do México até a Argentina, mas não é encontrado na parte ocidental dos Andes.

NOME COMUM: Fradinho ou papagaio-do-mar
NOME EM INGLES: Atlantic Puffin
NOME CIENTÍFICO: Fratercula arctica
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Charadriiformes
FAMÍLIA: Alcidae
CARACTERÍSTICAS:
comprimento: 30 cm Movimento das asas rápido produzindo um zumbido. Vem à terra só para acasalar
ALIMENTAÇÃO: crustáceos, peixes pequenos, vermes e moluscos.
O nome científico, em latim, desta ave é fratercula, que quer dizer fradinho. Gingando sobre os pés cor-de-laranja e com dedos azuis, exibindo a plumagem preta e branca, parece mesmo um jovem frade a passeio. Mas o bico grande e triangular, com faixas em azul, amarelo e vermelho, lembra o nariz postiço de um palhaço. Por causa desse bico, o fradinho é conhecido como papagaio-do-mar. As placas ósseas de cores vivas que ele tem no bico caem depois da estação de acasalamento. O bico, que ele usa muito durante os rituais de acasalamento e em combate, passa depois a ser empregado apenas para apanhar peixes.
O ninho do papagaio-do-mar é uma toca com um cômodo na extremidade. O filhote nasce no fundo do buraco. Quando ele está com seis semanas de idade, os pais voltam para o mar, onde passam o inverno. Quando o filhote está suficientemente faminto, sai da toca, se arranja na água como pode e vai pescar para comer. Existem três espécies de papagaio-do-mar: o papagaio-do-mar comum (foto acima)do Atlântico Norte; o papagaio-do-mar de chifres da região do pacífico perto do estreito de Bering, e o papagaio-do-marde-topete do Pacífico Norte.

curiosidade animal do urubu-rei


FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Falconiformes
FAMÍLIA: Cathartidae
NOME CIENTÍFICO: Sarcorhampus papa
NOME EM INGLÊS: king vulture
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 900 mmPés: com 4 garras afiadasBico forte e recurvoOvos: 2 de cada vezOs filhotes têm desenvolvimento lento e devem ser treinados pelos adultos.
A voracidade dessa ave é por vezes muito útil, especialmente em regiões de clima quente. Quando muitos animais são exterminados por doença, o urubu ajuda a controlar a epidemia comendo os animais mortos e agonizantes.
O urubu rei sobrevoa as planícies e florestas da América do Sul, desde o México até o Norte da Argentina. Raramente ele voa mais alto que 400 metros e nunca é encontrado em regiões desérticas. Essa ave de rapina diurna é chamada urubu rei devido ao respeito que inspira nos outros urubus americanos - o urubu negro, o urubu de cabeça amarela e o condor. Essas aves nunca disputam alimento com o urubu rei; esperam respeitosamente que ele se satisfaça para então comer o que sobra. Depois de passar a noite empoleirado em um galho baixo, sempre no mesmo lugar, o urubu rei levanta vôo quando o sol nasce e planta acima do topo das árvores. assim que avista uma carcaça, mergulha ruidosamente em direção ao solo e pousa nas proximidades. Por mais fome que tenha, espera cautelosamente durante uma hora. Então, convencido de que não há nenhum perigo, come até mal poder se mover. De barriga cheia, exala um cheiro forte, repugnante.

curiosidade animal da cobra verde


Nome popular: Cobra Verde
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Colubridae Nome
científico: Philodryas olfersii Nome
inglês: Green snake
Distribuição: América do Sul
Habitat: Cerrado e FlorestaHábito: Diurno
Particularidades: Muitas pessoas acham que esta espécie é inofensiva. Cuidado ! Esta espécie possui o veneno 4 vezes mais tóxico que o da Jararaca. Mas, por possuir dentição opistóglifa (o dente de veneno fica situado no fundo da boca) não é considerada venenosa. Passa a maior parte do tempo nas árvores e arbustos, mas pode ser encontrada no chão. Não é uma cobra agressiva, fugindo rapidamente pela vegetação quando perturbada, mas pode morder se for acuada. Hábitos alimentares: Alimenta-se de aves, pequenos lagartos, e pequenos anfíbios.
Reprodução: Ovípara, coloca entre 15 e 18 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.
Obs: Esta espécie deve ser considerada perigosa.

curiosiade animal da iguana verde


Origem: América Central e norte da América do Sul.
Tamanho: de 1,5 a 1,8 m em cativeiro. Na natureza atingem os 2 m.
Hábitos: diurnos e arborícolas. Vive na copa das árvores próximas aos cursos d'água.
Terrário: espaçoso (4 x 2 x 1,5 m) para um animal adulto, com pedras e troncos. Umidade de 60 a 80 % e temperatura entre 27 e 36 ºC.
Reprodução: ovípara, com postura de muitos ovos.
Manuseio: aceitam bem desde que acostumados desde filhotes.
O Iguana é talvez um dos répteis de maior expressão em cativeiro, ao lado das tartarugas. O corpo é forte, comprimido lateralmente, sendo 2/3 correspondentes ao comprimento da cauda. Os membros são bem desenvolvidos e fortes, com dedos compridos. Apresenta uma enorme escama arredondada abaixo do tímpano, uma prega de pele na região gular (pescoço) e uma crista no alto da cabeça, características mais desenvolvidas nos machos. A coloração nos jovens é verde intensa e com o passar dos anos vão aparecendo bandas escuras ao longo do corpo e da cauda.
Alimentação: Os filhotes e jovens alimentam-se preferencialmente de insetos, podendo ser dado também alcon ReptoLife . Os adultos, por outro lado, tornam-se quase exclusivamente vegetarianos e aceitam em cativeiro legumes e frutas, bem como flores de Hibisco, Ipê, Macieira e pétalas de rosa. Para uma alimentação prática e variada deve-se fornecer Alcon Club Répteis
Legumes e Frutas , composto de uma grande variedade de vegetais desidratados. É muito importante fornecer suplementação vitamínica na alimentação, com uso de Labcon Reptovit 2 a 3 vezes por semana
Cativeiro: O terrário deve ser amplo e conter troncos e galhos em abundância. É importante que haja uma grande cuba de água no interior do terrário para auxiliar nos níveis de umidade, para beber e até para o banho, se ela o desejar. Precisa exercitar-se, para não ficar obesa. Da mesma forma, precisa ficar exposta aos raios ultravioleta artificiais ou solares, para que possa desenvolver-se bem e com saúde.

terça-feira, 29 de julho de 2008

curiosidade animal do macaco-barrigudo


Nome comum: MACACO-BARRIGUDO Nome
inglês: Wooly Monkey Nome
científico: Lagotrix lagothricha
FILO: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: CebidaeDistribuição
Geográfica: Colômbia, até o Rio Tapajós e leste do Rio Negro
Habitat: Florestas
Hábito: Diurno
Comportamento: Grupo em torno de 20 indivíduos
Longevidade: 25 anos
Maturidade: Fêmea - 4 anos, Macho - 5 anos
Gestação: 7 a 8 mesesDesmame: Aos 5 mesesNº de
filhotes: 01Peso adulto: 5,5 a 10,8 Kg
Alimentação em cativeiro: Frutas diversas, tomate, ovos e chicóriaCausas da
extinção: Destruição do habitat e tráfico de animaisA cauda do macaco-barrigudo é preênsil, como a da maioria dos primatas americanos, e ele a utiliza
constantemente: para se dependurar nas árvores, enquanto colhe as folhas e frutos de que se alimenta, para trepar nas árvores, ou para se agarrar a um galho enquanto dorme.
Esse animal é encontrado em grande parte na região amazônica, mas também habita a Colômbia e o Peru. A pelagem do macaco-barrigudo é curta e espessa, podendo ir do cinza ao preto. As orelhas pequenas e a cabeça redonda, inteiramente coberta dos mesmos pêlos curtos, dão-lhe uma fisionomia inconfundível. A cauda, comprida e forte, tem uma placa pelada do lado de dentro, perto da ponta.
O macaco-barrigudo desloca-se com rapidez incrível e pode dar saltos espetaculares de uma árvore para outra. no chão adota a posição bípede com a cauda voltada para cima. Vive só ou em bando, às vezes encontrado na companhia de macacos-aranha ou bugios. O filhote, sempre único, nasce depois de uma gestação de sete meses e meio. o período de vida, em cativeiro, pode chegar a vinte anos.

curiosidade animal do tamandua bandeira

Nome vulgar: TAMANDUÁ-BANDEIRA

Classe: Mammalia

Ordem: Xenarthre

Família: MyrmecophagidaeNome

científico: Myrmecophaga tridactyla Nome

inglês: Giant anteater

Distribuição: Nos campos e cerrados da América Central e do sul

Habitat: Florestas, savanas e cerrados das Américas do Sul e Central.

Hábitos: Vive no chão, mas sobe bem nas árvores e é capaz de nadar. Come 30 mil insetos por dia.Longevidade: 25 anosTamanho: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda.Época

reprodutiva: Primavera

Gestação:

Incubação: 190 dias

Nº de filhotes: um de cada vez

Alimentação na natureza: Formigas, cupins e larvas.

Alimentação em cativeiro: Nos zoológicos não existem tantos insetos e o tamanduá não come o que não gosta. Quase todas as espécies criadas em zoológicos morrem antes de ter filhotes.Causas da

extinção: Destruição do meio ambiente (queimadas e caçadores).
O tamanduá-bandeira passeia calma e tranqüilamente com seu longo focinho cônico voltado para o chão. Ele está procurando alimento. Seu olfato bem desenvolvido vai levá-lo fielmente ao alvo. Uma vez encontrado o formigueiro, o tamanduá cava a terra com suas fortes garras e mete o focinho no buraco. Sua língua pegajosa, de mais de meio metro de comprimento, explora as galerias do formigueiro. depois de pegar um número grande de formigas, o tamanduá recolhe a língua.
O tamanduá não possui dentes. O estranho desdentado caça de dia nos campos cerrados e nas florestas da América Central e do Sul, desde a Guatemala até a Argentina. Quando vive próximo das cidades, ele sai principalmente à noite. É cauteloso, pacífico e solitário. defende-se com as fortes garras das patas dianteiras. Seu principal alimento são as formigas, os cupins e larvas. Come também vermes e pequenas centopéias. Na primavera, a fêmea dá à luz um filhote que carrega nas costas até cerca de um ano de idade.

curiosidade animal do gato mourisco


NOME COMUM: Gato Mourisco ou jaguarundi

NOME EM INGLÊS: Jaguarundi

NOME CIENTÍFICO: Herpailurus yaguaroundi

FILO: ChordataCLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: FelidaeCARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 55 a 77 cm, 40 cm de caudaPeríodo de
gestação: 72 a 75 dias2 ou 3 filhotes
Quase todas as espécies de felinos sul-americanos estão ameaçadas de
extinção devido a caça sistemática que têm sofrido. O gato mourisco, ou jaguarundi, não é pintada, como a dos outros felinos sul-americanos, e a curta, cerrada e de cor castanho-acinzentada. A ponta dos pêlos é preta, enquanto a base é mais clara.
Essas alterações de cor provocam, durante muito tempo, a crença de que havia várias espécies de jaguarundi
Atualmente, sabe-se que existe apenas uma espécie, encontrada do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Seu corpo é alongado e a cauda comprida, em fuso (veja imagem a cima - Herpailurus yaguaroundi), lembrando uma marta. A cabeça é curta, as orelhas pequenas e os olhos bem voltados para a frente, com pupilas redondas.
O jaguarundi é mais ativo durante o começo e o fim do dia. Alimenta-se de todo o tipo de animal, desde que seja menor que ele, mas principalmente aves e roedores. Quando acusado, enfrenta qualquer adversário. Pouco antes de nascerem os filhotes, a mãe se instala numa toca bem escondida, algumas vezes sob uma moita.

curiosidade animal do puma


NOME CIENTÍFICO: Felis concolorNOME EM
INGLÊS: Cougar/Mountain Lion/Puma
FILO: ChordataCLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:Comprimento: até 2,40 m
Altura: até 63 cm
Peso: até 100 Kg
Período de gestação: de 86 a 95 dias
Ninhada: 2 a 3 filhotesPeríodo de
vida: 15 anos
A suçuarana ocorre nas Américas, desde o Canadá até quase o extremo da América
do Sul. Seu pelo é em geral bege rosado, mas pode ser cinza, marrom ou cor de ferrugem. O comprimento do pelo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo.
A suçuarana está à vontade em cima das árvores; equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho.
A suçuarana é um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer. O carneiro selvagem, o veado e o caititu constituem suas presas habituais. Os adultos se comunicam por meio de uma espécie de silvo estridente. A fêmea tem a cria em cavernas ou em cepos ocos. Os filhotes abrem os olhos com 10 dias e ficam com a mãe até os 20 meses.

curiosidade animal da águia dourada



Nome científico: Aquila chrysaetos


Nome em Inglês: Golden Eagle


Outros Nomes: American War Bird (Pássaro de Guerra americano) ou the Bird of Jupiter (Pássaro de Júpiter).


FILO: Chordata


CLASSE: Aves


ORDEM: Falconiformes


FAMÍLIA: Accipitridae


Comprimento: 30-40


Peso: 4 a 6 kg.


Envergadura: 6-7 ft


Ninhada: de 1 a 4 ovos (normalmente 2)


Período de incubação: 35 a 45 dias


Características físicas: As asas são grandes e arredondadas. Machos e fêmeas são semelhantes na aprência, porém, as fêmeas são maiores que o macho. A Plumagem do adulto, se forma entre os 4-6 anos de idade, é largamente marrom, escurecendo mais próximo às asas. O rabo é marrom cinzento. Debaixo das asas aparece um castanho cinza, enquanto a cabeça, corpo e penas menores no das asas são escuras. As penas da cabeça e nuca de seu pescoço são marrom dourado, por isso o seu nome águia-dourada. Os olhos de adultos são marrom escuro. Seu bico e garras são pretas, enquanto os pés são amarelos. As pernas são emplumadas até os dedão do pé.


Alimentação: Sua dieta inclui mamíferos principalmente pequenos como coelhos e lebres como também roedores maiores. Aproximadamente 20% da dieta são compostos de pássaros e répteis. Foram vistos águias douradas capturar pássaros voadores grandes como gansos. Eles também foram vistos, ocasionalmente, comendo carne putrefata.


Suas comidas habituais- são: -coelhos, marmotas, e esquilos.

Um casal de águias caçará freqüentemente juntos; um persegue a presa para esgotamento, e o outro desce rápido e pega a presa. Um pássaro pode levar até 8 libras em vôo. A águia dourada ficou conhecida por mergulhar para pegar sua presa a velocidades calculada de 150-200 mph.


Reprodução: Estação de cria começa em meio-janeiro e continua em maio - setembro, entretanto pode variar de acordo com região geográfica. Cada casal pode ter até 10 ninhos, mas só 2-3 são usados em rotação. Alguns casais usam o mesmo ninho cada ano, enquanto outros usam os ninhos alternando os anos. O mesmo ninho pode ser usado por gerações. O ninho normalmente é construído em um precipício alto, entretanto podem ser usadas árvores se precipícios não estão disponíveis. O local de ninho preferido é onde a presa pode ser avistada facilmente. O ninho pode ser enorme se o local permite. Alguns ninhos de precipício mediram 8-10 pés por e 3-4 pés profundamente. É volumoso e é composto de varas, ramos, raizes, ervas daninhas, e mato. A fêmea é responsável pela maioria da incubação, entretanto o macho freqüentemente ajuda. Eles podem botar 1-4 ovos, entretanto dois são muito comuns. Os ovos são branco sujo e manchado ou manchado com marrom ou marrom avermelhado. A Incubação dura durante 35-45 dias. Os filhotes que nascem primeiro e são mais fortes, frequentemente matam ps irmãos menores e mais fracos e, os pais não interferem. Entretanto o filhote é dependente de seus pais durante 30 dias ou mais.


Comportamento:As Águias douradas formam casaisa, e um casal precisa até 35 milhas de território para caçar. Um pássaro pode levar até 8 libras durante vôo. Pode voar até 80 mph, entretanto a velocidade comum é 28-32 mph, e foi dito que mergulha a velocidades de 200 mph para pegar uma presa que avistou. A maioria das águias douradas no Alasca e Canadá viajam para o sul no outono quando a provisão de comida começa a faltar no norte. Mas nem todas as águias migram; alguns ficam no Alasca, Canadá meridional, e o E.U.A. do norte. Habitat: A Águia Dourada existe na Eurasia e África do Norte e na América do Norte. O alcance de procriação na América Norte inclui o México norte-central, os Estados Unidos ocidentais como como Dakotas, Kansas e Texas, também o Alasca, e pelo norte do Canadá. Não existe nenhum registro de ninhos em Minnesota. Durante o inverno eles podem ser achados no Alasca meridional e Canadá, os Estados Unidos ocidentais e México. São vistas alguns Águias Douradas em Minnesota todos os outonos durante migração e ocasionalmente no rio Mississippi durante o inverno.
As águias douradas são protegidas pelo governo dos Estados Unidos e, são conisderadas ameaçadas de extinção. A caça, a elimininação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações dessa ave. As águias -douradas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram pertubadas.